terça-feira, agosto 02, 2022

A saga da FPF continua ano após ano

 

Vitória apresenta contestação ao regulamento dos campeonatos de futsal da Federação



Clube sadino alimenta esperança de participar na 2.ª Divisão em 2022/23

 O Vitória apresentou ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol  (FPF) uma contestação ao Regulamento dos Campeonatos de Futsal da 2.ª e 3.ª divisões. Os sadinos, que terminaram o ‘play-off’ de subida na 4.ª posição, colocam em causa a aplicação e legalidade do regulamento da prova devido à existência de vários factos que, no seu entendimento, “configuram uma desconformidade que coloca em causa a competição de 2022/23”.

Depois do Bairros Futsal ter desistido e do Farense, este último por não preencher os requisitos exigidos pela FPF para se inscrever na 2.ª Divisão, foram abertas duas vagas. O Ossela, 3.º classificado, já aceitou o convite do organismo federativo para ocupar a vaga do Farense, faltando agora determinar se será o Barbarense ou o Vitória a ocupar o lugar do Bairros Futsal.

Apesar de terem terminado no 4.º lugar (enquanto os açorianos do Barbarense terminaram o ‘play-off’ em 2.º), os sadinos acalentam a esperança de serem convidados, decisão que está dependente do recurso apresentado a 26 de Julho no Conselho de Justiça. Segundo a contestação a que O SETUBALENSE teve acesso, os sadinos defendem que os regulamentos diziam que Açores não era considerado na repescagem.

Em 28 Junho, a FPF, sem nada comunicar e sem estar descrito no regulamento, altera e regulamento e passa a permitir os emblemas açorianos sem cumprirem os preceitos legais. “Pelo disposto, o regulamento refere que o representante dos Açores não é considerado e reafirma que o ‘play-off’ é o primeiro critério. Nada mais claro na Lei”, escrevem os sadinos na exposição apresentada.

E acrescentam: “No caso de um ou mais clubes que tenham garantido desportivamente a possibilidade de disputar o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão desistam, antes do sorteio, ou não reúnam os requisitos regulamentares de inscrição nesta prova, o preenchimento da vaga será efectuado pelo clube melhor classificado do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, não sendo considerados para o efeito os clubes da Região Autónoma dos Açores, excepto o participante do play-off”.

Em resposta à interpelação dos vitorianos, a FPF confirma que fez uma alteração no regulamento, facto contestado pelo clube setubalense. “A FPF confirma que existiu uma alteração e não um esclarecimento, que foi aprovado quase três meses depois do término da competição e que desvirtua o que estava estipulado de forma taxativa no regulamento. Sendo a própria FPF a reconhecer que existiu uma alteração, aprovada a 28/06/2022, não a publicitou em comunicado oficial como determina o regulamento no seu art.º 84”.

Face ao disposto, os sadinos solicitam a “suspensão dos convites às equipas para supressão das vagas, enquanto não for decidido pelo Conselho de Justiça sobre a legalidade do regulamento e qual aplicar, a bem da verdade desportiva e para que nenhum clube fique prejudicado, assim como a imagem do futsal e da competição preservadas”, conclui a contestação.

Sem comentários: